Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

I Casulo de Artes Inclusivas no Café Primaz - BA

Apresentação cultural reúne diversas manifestações artísticas e marca o dia Nacional de Luta da Pessoa com deficiência

Música, dança, teatro, poesia, pintura, em fim: arte para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O I Casulo de Artes Inclusivas será uma grande mostra de arte, em Salvador, reunindo grupos e artistas com deficiência. O evento acontece no dia 21 de setembro, das 18 às 22 horas, no Café Primaz (Av. Leovigildo Filgueiras, 270, Gracia). O ingresso será 1 kg de alimento não perecível e as doações serão revertidas para a Associação Especializada François de Laval, escola comunitária, no bairro do Lobato, que atende 89 crianças e adolescentes, sendo 65 com algum tipo de deficiência. Outras informações pelo telefone: 71 8744.2378.
Segundo dados do IBGE, no último censo, o Brasil tem 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 14,5% da população. A iniciativa do show partiu dos artistas em conjunto com o Café Primaz, espaço cultural de Salvador que guarda os segredos do café. A idéia é substituir as tradicionais manifestações e passeatas pelo belo. “O Casulo vai celebrar esse dia de forma lúdica, criativa e verdadeira, mostrando como as diversas linguagens artísticas podem fazer as pessoas expressarem seus sentimentos, suas idéias, seus protestos”, explica Ninfa Cunha dançarina e produtora do evento.
O espetáculo conta com a direção artística do Walter Rozadilla reunindo 12 trabalhos entre artistas individuais e grupos, que juntos passearão pela música, dança, teatro, literatura, artes plásticas e moda. Os artistas já se conheciam, mas esta é a primeira vez em que estarão juntos em um único evento. Todos são pessoas com deficiência e provam como é possível ter uma vida ativa, dialogando com a sociedade.
O mestre de cerimônias da noite será o ator Ricardo Castro e na programação estão: o Grupo de Teatro Noz Cego, com o Espetáculo “As Avessas”; o Show Acústico Voz & Violão de Marcus Welby; o Grupo Cantarte com o “Show Cantar é uma Arte”; Silvia Martins, com o “Show Superação pela Arte” e Ninfa Cunha & Déo Carvalho, com o espetáculo de dança: “Interpretações da Vida”.
Entre as apresentações haverá declamações de poesias com: Chico Poeta, Odelita Figueiredo, Jerusa Maria Ferreira e Fausto Joaquim. Durante todo o evento, o público poderá conferir as telas e uma pintura ao vivo do artista plástico Eduardo Santana, as mandalas de Chico Poeta e a moda inclusiva de Analívia Lessa.
21 de setembro foi escolhido pelo movimento social como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência por ser a chegada da primavera. A idéia defendida é que a estação das flores representaria a luta das pessoas com deficiência, suas potencialidades e sua criatividade. A chegada de uma nova estação, cheia de cores, nuances, perfume denotaria um marco perfeito para o nascimento de reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: (71) 4009-6688
Coordenador: Padre Manoel Filho (8880-8285)
Jornalista: Fernanda Santana – DRT 2054 (9998-5673)
Produção Executiva: Ninfa Cunha (8744.2378)