Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

sábado, 22 de março de 2014

Curso e palestra abordam Salvador no IGHB e no Gabinete Português de Leitura - BA



O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e o Gabinete Português de Leitura promovem dia 25 de março dois encontros para comemorar os 465 anos de Salvador. No primeiro, às 14h, acontece a abertura do curso “Salvador: das origens dos seus terrenos, à escarpa da falha e ao avanço sobre a planície litorânea”, que será ministrado pelo geólogo Rubens Antonio Filho e segue até o dia 28. Já às 15h, a professora Teresa Cristina Mendonça (Ufba) falará “Do nascimento a sepultura de habitantes da Cidade de Salvador da Bahia seiscentista: revelações de um estudo bioarqueológico”. As palestras acontecerão no auditório do Instituto Histórico (ao lado do Gabinete, na Piedade).

De acordo com a doutora em Antropologia Biológica, da escavação da primeira catedral do Brasil (Igreja da Sé), construída em 1553 e demolida em 1933, emergiram sepulturas de indivíduos. O estudo dos esqueletos e dos dentes dos indivíduos inumados na Antiga Igreja da Sé são fontes documentais antropológicas que atuam como registro ou memória das circunstâncias que os afetaram durante a existência. Na explanação, a pesquisadora irá apresentar evidências sobre o estilo de vida através da análise dos esqueletos sepultados na Sé (“osteobiografia”): quem eram, quando viveram e fundamentalmente como viveram.

Já a proposta do curso é ampliar os conhecimentos sobre os eventos que conduziram a formação dos terrenos de Salvador. Para isso, o professor vai mostrar como se estabeleceu a base em que se configura a Geologia da capital baiana, além de explicar como se chegou a atualidade, levando o público a conhecer a formação de áreas urbanas, a exemplo da Barra, Pituba e São Joaquim, além do desenho original dos cursos d’água, praias e as ações que modificaram estas vias.

Para comemorar os 465 anos de Salvador as duas instituições culturais se uniram e irão realizar as palestras no auditório do Instituto (Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade) 

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo e-mail ighbahia@gmail.com. Mais informações no site www.ighb.org.br e www.gplsalvador.com.br e tel. 71 3329 4463 (IGHB) e 3329 2733 (GPL).